Narcos

Pode reparar que na fotografia panorâmica 360° pode ser representada em várias projeções diferentes? Esférica ou equirretangular, Little Planet, etc. Todas elas representam um mesmo ambiente e partem de uma única fotografia equirectangular. Se capturarmos  fotografias o suficiente para recriar uma representação esférica do ambiente desejado, poderemos usar um software específico de emenda e teremos então uma foto equirectangular para começar a trabalhar. Como fazer foto equirectangular usando qualquer câmera.

O que é uma fotografia panorâmica?

Como se pode fazer!

Marginal de Esposende

Fotografia panorâmica, assim como a palavra panorama, refere-se a uma vista inteira de uma área circunvizinha. As fotografias panorâmicas tentam capturar tal vista. A origem da palavra vem de duas palavras gregas, παν (pan), que significa “total”, e ὅραμα (órama), que significa “vista”.

Não há nenhuma definição formal para o ponto em que a “grande angular” termina e a “panorâmica” começa, mas uma imagem verdadeiramente panorâmica deve capturar um campo de vista comparável (ou maior do que) a do olho humano, que é de 160° por 75° a partir de um ponto de vista, e deve fazer assim ao manter os detalhes precisos através do retrato inteiro.

Atualmente, é possível fazer fotografias panorâmicas em qualquer proporção com o uso de câmera fotográfica comum, scanner ou câmeras digitais. Há diversos softwares disponíveis para tal, capazes de combinar várias fotos em uma única imagem, atingindo uma visão de até 360 graus na horizontal e 180 na vertical, fechando uma esfera completa.

Há várias maneiras de se fazer uma foto panorâmica, seja com o uso de um equipamento específico, como espelhos parabólicos, seja com equipamentos normais como uma máquina fotográfica comum ou mesmo com um telefone escolhendo a opção “Panorâmica”, manipulando depois o resultado para compor a panorâmica. Muitas máquinas modernas trazem ainda funções para a criação automática de panorâmicas. Alguns modelos apresentam gráficos na tela que facilitam o disparo da próxima foto, de modo que o encaixe das mesmas seja facilitado. Outros fazem um vídeo enquanto você gira a câmera e depois o equipamento seleciona os quadros e cria a foto panorâmica a partir da junção dos mesmos. Notadamente alguns modelos da Sony utilizam esta técnica.

Fotógrafos que realizam panorâmicas são chamados de panoramistas.

Como fotografar incríveis paisagens panorâmicas

O que é Panorâmica equirectangular?

Como se pode fazer!

A panorâmica equirretangular é a mais complexa de se produzir (usada para gerar uma imagem Esférica quando gerado um arquivo Flash, Java…), transformada em esférica é uma imagem em que o observador tem o ponto de vista do centro da esfera, isto permite a sensação e visualização do ambiente como se estivesse realmente no local, permitindo uma visão tridimensional do local fotografado. Abaixo você pode ver um exemplo da equirretangular.

Panoramas cilíndricas

Como disparar uma imagem panorâmica 360º

Panoramas Esféricos

Como fotografar um Pano de 360 ° para passeios virtuais

Fotografia de 360 produtos

A fotografia 360 (também referida como fotografia 360 de produto, 360 de spin ou spin) refere-se a uma técnica fotográfica através da qual uma série de fotografias dá a impressão de um objecto rotativo. Essas fotos podem ser exibidas como uma animação interativa em páginas da web e aplicativos, permitindo que o usuário controle a rotação de um objeto. As fotos também podem ser exibidas como um GIF ou vídeo em loop infinito.

A fotografia 360 é usada principalmente por websites de comércio electrónico, para dar aos compradores uma impressão mais realista de um produto do que imagens estáticas. O uso de 360 spins interativos tem sido associado a um aumento nas conversões de vendas e a menores retornos de produtos indesejados.

Tipos de rotação de 360

Existem 3 tipos de rotação de 360 fotografias: rotação de uma fila, rotação de várias filas e rotação de dois eixos.

As rodadas de uma fila são o tipo de rodada 360 mais utilizado porque são as mais fáceis de criar. Uma fila de fotos é normalmente suficiente para dar uma impressão realista de um objecto. Estas rotações podem ser movidas apenas para a esquerda e para a direita. Elas são frequentemente compostas de 36 imagens (cada uma separada por 10 graus), embora qualquer número de imagens possa ser usado. Mais quadros por rotação parecerão mais suaves; menos quadros parecerão mais saltitantes.[2] Enquanto o custo da fotografia 360 cai, os giros com 72 ou mais quadros estão se tornando mais comuns, por sua experiência mais suave e sofisticada.

Rodadas de várias filas (também conhecidas como rodadas 3D) podem ser rodadas para cima e para baixo, bem como para a esquerda e para a direita. Normalmente têm 3 ou 4 filas de fotos, com 12 ou 18 imagens por fila. Cada fila é fotografada em um ângulo de câmera diferente, permitindo que o produto seja visto de várias perspectivas. As rodadas de várias filas requerem mais tempo e esforço para fotografar, por isso são adequadas para produtos que se beneficiam de serem vistos de cima.

Rodadas de eixo duplo são compostas por uma coluna vertical e uma linha horizontal, permitindo que o usuário veja todo o caminho em torno de um produto e todo o caminho para cima e por cima dele. Esta técnica geralmente proporciona a melhor experiência geral, mas continua a ser a técnica menos comum devido à sua complexidade de captura. Os giros de eixo duplo normalmente compreendem 36 imagens no eixo horizontal e 35 imagens no eixo vertical (71 no total porque existe um frame em ambos os eixos). Introduzido pelo fotógrafo Karl Martini, o efeito também é conhecido como um spin de Martini ou spin de eixo duplo.

Captura

Fotógrafos normalmente capturam 360 fotografias em um estúdio de fotografia usando uma mesa giratória, câmera, tripé, luzes e um fundo branco. Para obter um fundo branco puro, uma lightbox branca ou tenda de luz pode ser usada para ajudar a iluminar o objeto uniformemente, embora estes possam achatar a imagem, assim alguns fotógrafos usam uma folha branca ou um cartão branco no fundo.

Os gira-discos usados por fotógrafos de 360 produtos são normalmente alimentados, para uma rotação automática e precisa. Um produto é colocado no centro da mesa giratória e uma câmera, normalmente montada em um tripé, captura fotos do produto enquanto a mesa giratória gira. Alguns gira-discos pausam a rotação quando cada foto é capturada, garantindo uma imagem nítida. Os gira-discos básicos rodam continuamente, o que pode causar fotografias ligeiramente desfocadas, mas são adequados para captar vídeo, que pode mais tarde ser convertido numa rotação de 360 graus.

Alguns pratos giratórios podem ser conectados por cabo USB ao computador e/ou câmera, permitindo a liberação do obturador remoto ou USB para capturar as imagens. Essa automação acelera o processo de fotografia, que é uma consideração importante quando centenas ou milhares de produtos devem ser fotografados.

Mais automação pode ser conseguida através do emprego de braços robóticos para mover a câmera para cima e sobre um objeto, para capturar rapidamente giros de várias filas. O equipamento robótico é normalmente utilizado por estúdios especializados em fotografia 360, permitindo-lhes captar rapidamente fotografias de alta qualidade. Esse equipamento ajudou a reduzir o custo da fotografia 360 por produto para produtos simples, como sapatos, quando fotografados em grandes lotes. Os preços são mais altos para objetos refletivos, objetos grandes e roupas usadas em um modelo ou manequim.

As máquinas de lightbox tudo-em-um são um método mais simples para a captura de giros. Estas máquinas têm uma mesa giratória rotativa automatizada com iluminação em todo o redor e acima. Elas se conectam a uma câmera e a um computador, para captura automatizada.

Fotógrafos amadores podem capturar 360 rotações em um orçamento baixo usando uma simples susan preguiçosa em vez de uma mesa giratória energizada. O fotógrafo pode girar manualmente a mesa giratória entre cada quadro. Esse é um processo lento e, portanto, impraticável para grandes volumes, tornando-o um método incomum de capturar 360 rotações.

O método final de criar rodadas de 360 graus é usando software de modelagem CAD 3D. Um modelo de produto pode ser construído por um designer experiente de modelos 3D e, em seguida, renderizado como uma série de imagens JPEG/PNG estáticas prontas para uso.

Edição

Uma vez capturadas todas as imagens para uma rotação completa, elas normalmente requerem refinamento em um programa de edição de fotos com capacidade de edição em lote. As edições típicas necessárias são cortar mais perto da borda do objeto, mascarar qualquer objeto de fundo, ajustar o equilíbrio de cores para corresponder à cor verdadeira dos produtos e ajustar os níveis de cor para clarear o fundo. A maioria dos sites de comércio electrónico deseja exibir 360 giros contra um fundo branco puro, que normalmente não é obtido diretamente da câmera. A edição em lote pode ser aplicada em software de fotografia 360 dedicado, como o SpinMe Studio e o Shutter Stream 360, ou em programas comuns de edição de fotografias, como o Adobe Photoshop e o Adobe Lightroom.

Se o ajuste dos níveis de cor e do equilíbrio de cor for insuficiente para obter um fundo branco puro, a remoção do fundo pode ser necessária, seja com uma ferramenta automática ou por mascaramento manual por um editor humano. Os serviços profissionais de retoque de fotografias são frequentemente utilizados para este trabalho manual.

Publicação

Para exibir imagens como uma rotação interativa em uma página da Web, é necessário um visualizador de imagens JavaScript. O JavaScript funciona exibindo uma imagem após outra, dando a sensação de que o objeto está girando. O usuário pode arrastar a imagem para a esquerda/direita (ou para cima/baixo) como se estivesse movendo um objeto real.

Os visualizadores de imagens JavaScript fazem parte de um serviço de imagens 360 hospedado ou de um script autónomo. Os serviços hospedados funcionam fazendo upload de imagens para o serviço, de onde elas são servidas com os scripts. Após o upload, os serviços hospedados criam automaticamente a rotação, redimensionam e optimizam as imagens para um carregamento rápido. A optimização de imagens é particularmente importante para uma centrifugação de 360, uma vez que o tamanho total do ficheiro de 36 ou mais imagens é considerável. Os serviços hospedados reduzem o tamanho do arquivo e muitas vezes entregam as imagens de uma CDN, ajudando a rotação a ser baixada rapidamente. Os serviços hospedados 360 também podem servir como GIFs ou vídeos, que são adequados para incorporar spins em médias sociais e outros sites onde o JavaScript não é permitido. Serviços dedicados de hospedagem 360 incluem Sirv e Imajize.

Scripts autônomos são instalados em um servidor web, com alguma configuração básica. As imagens devem ser redimensionadas e otimizadas antes do upload ou no servidor por um serviço de processamento de imagens. Alguns sites de comércio electrónico redimensionam e optimizam automaticamente as imagens no upload, o que pode acelerar o processo de configuração. Se estiver usando uma plataforma de comércio electrónico como Magento, OpenCart, WooCommerce ou Virtuemart, existem plugins para tornar mais rápido configurar e incorporar scripts de rotação 360 nas páginas dos produtos. Se estiver usando um site personalizado, os scripts disponíveis incluem Magic 360 e Spritespin.

Costura de fotos panorâmicas

Programas para as criações

PTGui tutorial

Pano2VR

Object2VR